Rorion Gracie

Rorion, o filho mais velho de Helio Gracie, já usava quimono antes mesmo de começar a andar.  Aos dois anos de idade, já fazia demonstrações com seu pai, publicamente.  Ainda muito jovem, ele assimilou os fundamentos do Jiu-jitsu Gracie e aprendeu a ensinar, sob a tutela de seu pai.  Rorion é responsável pela tremenda explosão do Jiu-jitsu brasileiro em todo o mundo.

Em dezembro de 1969, Rorion foi para os Estados Unidos, pensando em ficar por três meses, de férias.  Após visitar alguns parentes em Nova York e Washington D.C., ele viajou para a Califórnia e hospedou-se na YMCA.  Rorion tinha guardado as passagens de volta, junto com algum dinheiro, no cofre da YMCA.  Algumas semanas depois, quando já era tempo de voltar para o Brasil, descobriu que uma das recepcionistas tinha roubado seu dinheiro e as passagens.  Como não queria preocupar seus pais, disse-lhes que havia decidido ficar mais algum tempo na Califórnia.  Passados seis meses, ele resolveu visitar o Havaí – e foi aí que o dinheiro acabou.  Houve até uma vez, que ele estava tão quebrado, que chegou a pedir esmolas e dormir na rua, sobre jornais velhos.  Mas acabou encontrando um emprego e, no final de 1970 voltou para o Brasil, onde ficou por cinco anos e tornou-se Bacharel em Direito pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Nessa ocasião, Rorion tomou a decisão mais importante de sua vida:  ir para os Estados Unidos – sem data para voltar.

Em 1978, com apenas dois mil dólares no bolso e o sonho de tornar o Jiu-jitsu Gracie conhecido em todo o mundo, Rorion mudou-se para o sul da Califórnia.  Trabalhou como extra em filmes e na televisão.  E foi nessa mesma época que resolveu forrar o chão da garagem com uns colchonetes e começou a convidar todo mundo que encontrava para uma aula grátis de introdução ao Jiu-jitsu.  A novidade logo se espalhou e em 1985 Rorion convidou seu irmão de 18 anos, Royce, para ir morar com ele na América.

Um dia, num estúdio de filmagem, Rorion foi apresentado ao Diretor Richard Donner e, após uma demonstração, foi convidado a coreografar as cenas de luta de Mel Gibson e René Russo em Máquina Mortífera 1 e 3.  A revista Playboy e as publicações de artes marciais mais famosas do mundo ajudaram a divulgar a participação de Rorion, com artigos sobre seu perfil e sobre aquele sistema brasileiro diferenciado de autodefesa.

Em 1988, Rorion produziu o documentário “Jiu-Jitsu Gracie em Ação™.  Este vídeo altamente controverso chocou a todos que tiveram oportunidade de assisti-lo e rapidamente ganhou popularidade internacional.  Por volta de 1989, Rorion e Royce tinham 120 alunos frequentando a garagem semanalmente, e mais 80 pessoas na lista de espera.  A verdade era que a garagem ficara pequena demais e foi então que eles decidiram inaugurar a academia, que iria tornar-se o quartel-general do Jiu-jitsu no mundo.

Em 1993, quatro anos depois de estabelecer a Academia Gracie de Jiu-Jitsu nos Estados Unidos, Rorion concluiu que a televisão seria a melhor maneira de popularizar o Jiu-jitsu.  Foi inspirado nessa idéia que ele criou o UFC -  Ultimate Fighting Championship® .  Através desse espetáculo transmitido pela TV a cabo em “pay-per-view”, ele esperava mostrar que, num confronto sem limite de tempo e sem regras, o Jiu-jitsu Gracie era o único sistema de autodefesa capaz de dar uma chance real de vitória sobre um adversário maior e mais atlético.  Ele recrutou sete dos mais famosos lutadores do mundo para participar de um torneio com seu irmão Royce.  Usando apenas as técnicas básicas do Jiu-jitsu Gracie, Royce tornou-se o primeiro campeão do UFC.  O mundo as artes marciais nunca mais seria o mesmo.

Em 1994, um pequeno grupo de militares de alta patente do primeiro escalão do exército americano entrou em contato com Rorion, e pediu-lhe que desenvolvesse um curso objetivo de combate mano-a-mano, baseado nas técnicas mais eficientes do Jiu-jitsu Gracie.  O resultado foi o Gracie Combatives®, que faz parte do currículo das maiores academias de polícia federal e organizações militares nos Estados Unidos.

Rorion, que vive no sul da Califórnia com sua esposa Silvia, vem trabalhando para que a tradição da família continue por muitas gerações.  E qualquer dia, ele pode ser encontrado, junto com muitos de seus dez filhos, na Academia Gracie, ensinando, treinando e levando adiante o legado da família.


image description O QUE É A DIETA GRACIE ?

image description

A "Dieta Gracie" é um sistema alimentar desenvolvido durante 65 anos de pesquisa e experimentação pelo Grande Mestre Carlos Gracie. Baseada no bom senso e na combinação adequada dos alimentos, ela é o segredo do sucesso da maior família de atletas do mundo.

Compre o Livro A Dieta Gracie Saiba mais sobre a Dieta Gracie
Receba informações mensais
Produtos Relacionados
The Champion Juicer
Centrífuga Champion Juicer US$245.00

Todas as centrífugas fazem suco - mas só a Champion Juicer pode ser desmontada, limpa e remontada em 47 segundos.

Comprar
Gracie Juice Bag
O livro "A Dieta Gracie" US$24.95

A "Dieta Gracie" é um sistema alimentar desenvolvido durante 65 anos de pesquisa e experimentação pelo Grande Mestre Carlos Gracie. Baseada no bom senso e na combinação adequada dos alimentos, ela é o segredo do sucesso da maior família de atletas do mundo.

Comprar