Helio Gracie

Em 1914, o Mestre de Jiu-jitsu Esai Maeda, também conhecido por Conde Coma, teve a oportunidade de vir para o Brasil, integrando uma grande colônia de imigrantes japoneses.  E foi no Estado do Pará que ele tornou-se amigo de Gastão Gracie, um influente empresário, que ajudou Maeda a se estabelecer.  Para demonstrar sua gratidão, Maeda ofereceu-se para ensinar o Jiu-jitsu tradicional japonês ao filho mais velho de Gastão, Carlos Gracie.  Carlos aprendeu durante alguns anos e passou os ensinamentos a seus irmãos.

Helio Gracie, o mais novo  dentre os oito filhos de Gastão e Cesalina Gracie (cinco rapazes e três moças), fora sempre um menino fisicamente frágil.  Ele chegava quase a desmaiar depois de subir um lance de escadas, e ninguém podia entender o porquê.  Na verdade, ao terminar o ensino médio, conseguiu convencer sua mãe de que não sentia-se bem para frequentar a escola.  Ela acreditou, e ele nunca mais voltou ao colégio.

Quando a família enfrentou dificuldades financeiras, logo após a mudança para o Rio de Janeiro, algumas das crianças foram mandadas para viver com outros parentes.  Mandaram Helio morar com suas tias, e através de contatos dessa família ele conseguiu emprego de timoneiro num time de remo popular na cidade, e acabou se mudando para o dormitório do time.  Seu espírito indomável e grande senso de humor fizeram dele a “figura” do lugar.  Na verdade, sua incansável habilidade em perturbar as pessoas fez com que ganhasse o apelido de “caxinguelê”.

Aos quatorze anos, Helio voltou a viver com seus irmãos mais velhos, que nessa época moravam e ensinavam Jiu-jitsu numa casa em Botafogo, no Rio de Janeiro.  De acordo com recomendações médicas, Helio passaria os próximos dois anos limitando-se a observar, enquanto seus irmãos ensinavam.

Um dia, quando Helio tinha 16 anos de idade, um aluno apareceu para ter aula, mas Carlos não estava na academia.  Helio, que havia memorizado as técnicas de tanto ver seus irmãos ensinarem, ofereceu-se para iniciar a aula.  Ao fim da aula Carlos chegou, desculpando-se pelo atraso.  E o aluno respondeu:  “Sem problemas.  Gostei muito da aula com Helio e, se vocês não se importam, queria continuar tendo aulas com ele.”  Carlos concordou e foi então que Helio tornou-se instrutor.

Helio chegou logo à conclusão de que a maioria das técnicas que havia aprendido observando Carlos ensinar, eram de difícil execução no seu caso.  Ansioso por fazer com que essas técnicas funcionassem para ele, começou a modificá-las para que se acomodassem à fragilidade de seu físico.  Dando maior ênfase ao controle e ao  ritmo, no lugar de força e rapidez, Helio modificou praticamente todas as técnicas e, através de erros e acertos, criou o Jiu-jitsu Gracie/Brasileiro.

A fim de comprovar a eficiência do novo sistema, Helio fez desafios abertos a todos os lutadores brasileiros famosos na época.  Ele lutou 18 vezes, incluindo confrontos com o campeão mundial peso-pesado de luta-livre Wladek Zbyszko e o vice-campeão mundial de Judô na época, Kato, que Helio deixou inconsciente em seis minutos.  A vitória contra Kato qualificou Helio para enfrentar o campeão mundial Masahiko Kimura, quase 40 quilos mais pesado que ele.

Num evento digno de filme de Hollywood, uma  ocasião Helio atirou-se em águas infestadas por tubarões, no Oceano Atlântico, para salvar um homem de afogamento.  Este feito heroico fez com que ganhasse uma medalha de honra ao mérito.

Aos 43 anos, Helio e seu adversário, o ex-aluno Waldemar Santana, bateram o recorde mundial de  mais longa luta da história, sem ringue, sem interrupções, quando combateram por incríveis 3 horas e 40 minutos!

Helio, considerado o primeiro herói esportivo na história do Brazil, também desafiou os ícones do boxe mundial Primo Carnera, Joe Louis e Ezzard Charles.  Todos declinaram.

Uma lenda dos tempos modernos, Helio Gracie ganhou fama internacional por sua dedicação a propagar a arte e filosofia do Jiu-jitsu Gracie.  Um devotado homem de família, que deu sempre exemplo de uma vida saudável, Helio foi a quintessência da coragem, disciplina e determinação, inspirando todos aqueles que o conheceram.


image description O QUE É A DIETA GRACIE ?

image description

A "Dieta Gracie" é um sistema alimentar desenvolvido durante 65 anos de pesquisa e experimentação pelo Grande Mestre Carlos Gracie. Baseada no bom senso e na combinação adequada dos alimentos, ela é o segredo do sucesso da maior família de atletas do mundo.

Compre o Livro A Dieta Gracie Saiba mais sobre a Dieta Gracie
Receba informações mensais
Produtos Relacionados
The Champion Juicer
Centrífuga Champion Juicer US$245.00

Todas as centrífugas fazem suco - mas só a Champion Juicer pode ser desmontada, limpa e remontada em 47 segundos.

Comprar
Gracie Juice Bag
O livro "A Dieta Gracie" US$24.95

A "Dieta Gracie" é um sistema alimentar desenvolvido durante 65 anos de pesquisa e experimentação pelo Grande Mestre Carlos Gracie. Baseada no bom senso e na combinação adequada dos alimentos, ela é o segredo do sucesso da maior família de atletas do mundo.

Comprar